7 newsletters queridinhas do momento das quais você também pode gostar

Desde meados do ano passado, eu tenho publicado alguns textos aqui falando sobre a minha relação com a escrita. O objetivo é não só me ajudar a entender como tem sido esse processo pra mim, como também compartilhar dificuldades e aprendizados que, de repente, podem ser úteis para outras pessoas.

Fato é que um dos elementos principais do meu processo de escrever são as minhas referências — as pessoas que me inspiram, os profissionais que me ajudam a encontrar o meu lugar nesse mundo da acelerada produção de conteúdo e os projetos que deixam meu coração de jornalista, comunicadora e escritora quentinho (como eu gosto de dizer por aí).

É por isso que, vez ou outra, eu apareço por aqui com algumas listas. Já falei sobre livros indispensáveis pra quem produz conteúdo, sobre podcasts capazes de inspirar projetos de escrita e sobre livros escritos por mulheres que não saem da minha estante.

Eis que, enfim, eu cheguei a um novo formato de conteúdo, que é minha companhia diária e que vem, cada vez mais, alimentando uma vontadezinha de ampliar as coisas que penso, leio e escrevo para além dos muros desse perfil. Vamos falar de newsletter!

Se você é como eu, imagino que não pode ver uma caixinha pra preencher seu e-mail e assinar uma newsletter que a mão já começa a coçar. De fato, são muitas as opções disponíveis por aí e, se a gente não souber selecionar bem, corremos o risco de recebermos, diariamente, conteúdos suficientes para um livro na nossa caixa de entrada.

Mas, não dá pra negar: ô conteúdo gostosinho de ler! Pra celebrar esse formato, que é um dos meus preferidos, e quem sabe me dar um empurrãozinho pra tirar do papel projetos que andam rondando essa cabecinha aqui, fiz uma lista das minhas newsletters queridinhas do momento, que podem te ajudar a descobrir um mundo de possibilidades e conteúdos de relevância!

Tira do Papel — 1%

Conheci o Tiago há mais ou menos um ano e, desde então, sigo cada dia mais encantada com o trabalho que ele se propõe a fazer. O nome da iniciativa não é por acaso: a proposta é, exatamente, ajudar e inspirar as pessoas a tirarem seus projetos do papel — sendo 1% melhor a cada dia.

O Tiago é um intenso produtor de conteúdos gratuitos, de extrema qualidade e relevância. A newsletter é só um dos canais que ele usa pra dar voz a suas ideias brilhantes, mas elas também podem ser encontradas via blog, redes sociais e até podcast (um viva ao PodCrê, que tem um espacinho muito especial nos meus fones de ouvido).

Falando especificamente da news, posso dizer que ela é um respiro que me chega duas vezes por semana (todas as segundas e quintas), para o qual eu faço questão de dedicar um tempo e a minha atenção plena. Conteúdo simples, rápido, mas de uma relevância que eu nem sou capaz de descrever.

A estrutura da newsletter é assim: um texto de introdução sobre tirar os projetos do papel, pra provocar uma reflexãozinha de leve (é um soco no estômago 95% das vezes, na verdade); uma sequências de dicas e referências que ajudam o próprio Tiago no seu processo de criação; e o “pum”, composto por pensamentos bem aleatórios, que todo mundo tem, mas pouca gente tem coragem de contar pra outras pessoas.

O layout é muito simples (com ícones bem minimalistas, que contribuem para passar a mensagem e não pra deixar o e-mail bonito), os textos são extremamente curtos e os assuntos são deliciosos — sem essas “fórmulas mágicas” de copy que te prometem o mundo e, no final, não te entregam nada.

Entre os assuntos abordados, estão: produtividade, marketing, design, produção de conteúdo, projetinhos paralelos, e muito, muito autoconhecimento! Só assinando pra ver — e sentir — que pra impactar quem lê, uma newsletter precisa de bem menos do que a gente imagina.

Bits to Brands

Não dá pra falar de newsletter, sem falar de Beatriz Guarezi. A Bia é, na minha visão, a maior referência em curadoria de conteúdo do Brasil e, há mais de quatro anos, está à frente da Bits to Brands, que busca promover reflexões sobre a relação entre as tendências de tecnologia e os comportamentos das marcas.

A Bia é estrategista de marcas, curadora e criadora de conteúdos e palestrante, além de ser responsável por pesquisar, selecionar, escrever, editar, enviar e fazer todas as outras coisas envolvidas no processo de criação da Bits to Brands.

A Bits chega na caixa de entrada dos assinantes todas as quintas-feiras, com uma seleção de conteúdos capaz de oxigenar nosso repertório de referências de uma forma bem particular. A news é leitura obrigatória para quem atua com comunicação e marketing, mas pode ser relevante para profissionais de muitas outras áreas — quem não está preocupado com branding e produção de conteúdo atualmente, certamente está perdendo muitas oportunidades.

Entre os temasabordados, estão: o comportamento das marcas frente aos assuntos do momento (Olimpíadas, por exemplo), novidades das plataformas de redes sociais e o que muda para quem produz conteúdo nelas, criação e gerenciamento de comunidades, marketing de influência e muito mais.

A Bia traz sempre dicas de livros, filmes, documentários e outros conteúdos que contribuem para a mensagem que ela quer passar. E o melhor: sempre com os links das referências originais que te fazem, caso você tenha interesse e tempo, ficar navegando por horas nas reflexões que ela propõe.

Notícias do Quarto

Essa é uma das newsletters mais recém-chegadas à minha caixa de entrada e se diferencia das outras por seu caráter temporário. A news foi o canal criado pelo Pedro Gabriel, do Eu Me Chamo Antônio, para compartilhar com seus leitores o processo de produção do seu quarto livro.

Antes de seguir, peço uma salva de palmas para a genialidade do nome da news, que se refere não só ao número do livro, como ao seu local de produção — de onde o Pedro encara as páginas em branco e não tem saído muito desde março do ano passado, quando a pandemia explodiu no Brasil.

Eu acompanho o Eu Me Chamo Antônio há muitos anos — costumo dizer que tem chance de eu ter sido uma das primeiras seguidoras/leitoras da poesia em guardanapo, lá em 2011 — e quando vi o Pedro divulgando a news, não pensei duas vezes antes de me inscrever.

Pra mim, é como se a proposta dele fosse fazer um brainstorming coletivo, compartilhando o que ele tem pensado para o seu novo projeto e ouvindo a percepção das pessoas a respeito. É quase como fazer uma pesquisa de opinião e satisfação antes mesmo de o produto ser lançado, sabe?

O que mais me encanta no Notícias do Quarto é que a news dá uma sensação de construção coletiva que me agrada demais num processo de produção de conteúdo. Você sente que está, de fato, ajudando o autor a escrever o livro. Não é incrível isso?

A newsletter não tem periodicidade definida. A ideia inicial do Pedro é que ela fosse enviada uma vez por semana, sempre aos domingos (inclusive, ele perguntou aos assinantes que dia da semana eles preferiam receber o conteúdo). Mas, na prática, ela não tem data marcada pra cair na nossa caixa de entrada.

Apesar de adorar abrir meu e-mail já sabendo que vou encontrar uma news que gosto por lá, a falta de periodicidade do Notícias do Quarto não é algo que me incomoda. Nunca escrevi um livro (ainda), mas tenho certeza que o processo de produção não é fluido, nem equilibrado. Se a proposta da news é, exatamente, compartilhar o processo de produção do livro, não faria sentido tentar fazer essa news caber numa caixinha, certo?

Além de acompanhar a jornada literária do Pedro, a news nos presenteia com textos inéditos do autor, anotações avulsas do processo de escrita e imagens dos rascunhos do projeto. É realmente uma delícia acompanhar — mas, eu sou suspeita, porque eu sou realmente muito fã do Eu Me Chamo Antônio e do seu jeito muito particular de colocar mais poesia neste mundo!

Ana Holanda

Assim como não dá pra falar de newsletter sem falar de Bits to Brands, não dá pra falar de produção de conteúdo sem falar de Ana Holanda.

Quem já me acompanha por aqui sabe que a jornalista é a minha principal referência de escrita e que foi nela que me inspirei pra tirar meu primeiro projeto do papel (@euvejoumahistoria) — e quem não me conhece pode saber um pouco mais dessa história aqui!

A Ana é jornalista, escritora e uma apaixonada declarada pelas palavras. Hoje, ela é diretora de Conteúdo da revista Vida Simples e a principal referência do país em escrita criativa e afetuosa. Ela ministra cursos para pessoas de todos os cantos do mundo e se propõe a ressignificar a relação de cada um com a escrita.

A newsletter da Ana Holanda chega à caixa de entrada dos assinantes todas as segundas-feiras e, semanalmente, traz reflexões importantes que nos conduzem no sempre tão desafiador processo de transformar pensamentos e sentimentos em palavras.

Entre os assuntos abordados, Ana fala sobre as dificuldades de colocar o que se sente no papel, sobre a importância da escrita para o nosso processo de autoconhecimento e sobre a beleza de fazer, por meio das palavras, o que mora dentro da gente tocar o outro.

É um negócio bonito que nem dá pra explicar, viu? Só assinando pra viver!

Garimpo

Mais uma das recém-chegadas à minha caixa de entrada, a Garimpo não poderia ficar de fora dessa lista. Antes de mais nada, ela está entre as preferidas porque cumpre, com louvor, o que uma newsletter se propõe a ser: uma curadoria de conteúdo relevante e de qualidade, que nos ajuda a não precisar ficar pulando de plataforma em plataforma pra ver tudo que a gente gosta.

A newsletter chega na nossa caixa de e-mails todos os dias pela manhã e traz, de forma resumida e muitíssimo bem-humorada, tudo o que está rolando nas redes sociais. Na prática, é uma curadoria das trends do momento do Instagram, do Twitter, do Reddit, do Facebook e até do Tik Tok.

A curadoria do Garimpo é de responsabilidade do publicitário Raphael Evangelista, que realmente merece nosso respeito e nosso agradecimento pela dedicação em sair garimpando os melhores conteúdos da internet e nos presentear com essa seleção de assuntos que, além nos manter bem-informados, garantem uma boa série de gargalhadas. É uma apuração que faz cada clique vale a pena!

A Garimpo é uma iniciativa do Núcleo Jornalismo, um projeto que se propõe a fazer um jornalismo aberto, colaborativo e transparente. Só por isso, ela já merecia nossa audiência, né? Mas, a leitura realmente vale muito a pena e os assuntos dos e-mails são, provavelmente, os melhores e mais criativos que vão chegar na sua caixa de entrada!

Tá todo mundo tentando

Entre as newsletters citadas aqui, essa talvez seja a que melhor conversa com o momento que a gente tá vivendo. Afinal, mais do que nunca, tá todo mundo tentando alguma coisa — inclusive, sobreviver.

A jornalista Gaía Passarelli e a sua deliciosa news Tá Todo Mundo Tentando chegam na caixa de entrada dos assinantes todas as sextas-feiras, com uma crônica inédita acompanhada de coisas bacanas para ler, ouvir e assistir.

O mais legal desse projeto, pra mim, é a sacada da autora, que sempre une o nome da news a um verbo, pra falar de momentos que, no fundo, tá todo mundo vivendo. “Tá todo mundo tentando ler mais”, “Tá todo mundo tentando escrever”, “Tá todo mundo tentando tomar vacina”… E é do verbo que surge o fio condutor da conversa de cada semana!

Gaía escreve sempre em primeira pessoa (essa é uma característica muito comum das news, inclusive, que me agradam demais), o que a aproxima do leitor e cria uma conexão por meio do mal-estar que vem abraçando geral desde 2020.

Pra completar, a news sempre traz uma seleção bem apurada de livros, músicas, filmes e outros tipos de conteúdo que valem a pena acompanhar.

Associação dos Sem Carisma

Mais uma das minhas queridinhas do momento, a Associação dos Sem Carisma vem trazer leveza e alegria para o fechamento dessa minha lista de newsletters.

Com temas da vida cotidiana e um jeito bem-humorado de falar sobre as angústias do dia a dia, a news se propõe a criar uma comunidade de pessoas sem carisma, que podem, juntas, chorar as pitangas sobre a coragem de não ser carismático nesse mundo repleto de positividade.

A news é de responsabilidade da escritora, podcaster e influencer Camila Fremder, que é uma dessas produtoras de conteúdo de respeito, que não se cansa de lançar novos projetos e colocar coisas boas neste mundo. A Associação dos Sem Carisma, inclusive, deixou de ser só uma newsletter a passou a ser uma iniciativa robusta, que tem perfil no Instagram e um monte de produtinhos pra chamar de seu.

E não pense que a newsletter é de humor barato… Na verdade, Camila e sua turma usam de um tom leve e próximo do leitor pra falar de temas extremamente relevantes e necessários, como saúde mental, produtividade (ou a falta dela), maternidade e muito mais.

E na turma que a Camila angariou pra esse projeto, temos outras produtoras de conteúdo de altíssimo nível: Bertha Salles e Taize Odelli, que têm um jeito leve e divertido de falar sobre as dores e as delícias de ter nascido neste mundo doido. As três fazem um trabalho colaborativo delicioso e nos presenteiam com reflexões relevantes e excelentes dicas de conteúdos como livros, filmes e podcasts.

Geralmente, a news chega na nossa caixa de entrada todas as sextas-feiras, pra gente já começar o fim de semana com o pé direito — e sem carisma!

E aí? Gostou da lista? O que acha de compartilhar comigo alguma newsletter que você acompanha e que ficou de fora da minha seleção? Não terei nenhum pudor em assinar mais uma news e aumentar a minha ansiedade diante de conteúdos mais volumosos do que o meu tempo disponível pra leitura!

--

--

--

Jornalista de formação, acredito que a comunicação, muito mais do que prospectar clientes e fortalecer uma marca, tem poder de transformar a vida das pessoas.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Rafa Baião

Rafa Baião

Jornalista de formação, acredito que a comunicação, muito mais do que prospectar clientes e fortalecer uma marca, tem poder de transformar a vida das pessoas.

More from Medium

Deep-dive to UNDP strategic resemblance with the private sector and internal response trends of…

Moving to Canada

James Snyder Fired Following A Colleague’s Complaint

Giri Devanur Founder of reAlpha